Fotos: Vanessa Vargas (à esq.) e Adelar Martins (à dir.)/Valdeci Oliveira, à esq, e Giuseppe Riesgo, à dir.
Os 55 deputados estaduais gaúchos eleitos ou reeleitos em outubro tomaram posse, ontem à tarde, para a 55ª legislatura da Assembleia Legislativa. A Região Central é representada por dois parlamentares: Valdeci Oliveira (PT), veterano reeleito para seu terceiro mandato, e Giuseppe Riesgo (Novo), estreante na política e no Parlamento. Aos 61 anos, Valdeci deverá presidir a Assembleia em 2022, conforme acordo firmado entre as bancadas.
- Será o maior desafio da minha militância e da minha trajetória na política. Já tive a felicidade e a honra de exercer mandatos de prefeito de Santa Maria, de vereador, de deputado federal e deputado estadual. Mas presidir a Assembleia estabelece um compromisso e uma responsabilidade com todos os gaúchos - declarou Valdeci.
Justiça absolve João Luiz Vargas e reduz penas de 13 réus da Rodin
Aos 23 anos, o advogado Riesgo diz que trabalhará pela redução de impostos e em prol da desburocratização, de concessões e de privatizações de estatais deficitárias.
- Fico muito honrado de ter sido escolhido como um dos representantes de Santa Maria e da Região Central na Assembleia Legislativa. O nosso trabalho será pautado pelo respeito ao dinheiro do pagador de impostos. Vamos atuar na reestruturação econômica do Estado, cortando privilégios - afirmou Riesgo.
Como Valdeci deverá presidir a Assembleia em 2022 e Riesgo promete cumprir seus quatro anos de mandato, tudo indica que as principais lideranças estaduais da cidade ficarão fora da disputa pela prefeitura em 2020. Valdeci, inclusive, é o nome falado pelos petistas para concorrer, enquanto Riesgo poderia ser uma aposta do Novo. A conferir, porque a política é dinâmica, como diz um velho ditado.